PAGES
Comunidade judaica ao redor do mundo
Também conhecidos como o “povo escolhido de Deus”, os judeus estão distribuídos em diversos países ao redor do mundo, principalmente em Israel e nos Estados Unidos. Estima-se que a população total chega em torno de 15 milhões.
Judeus em Israel
Atualmente, a população judaica está quase em 7 milhões apenas no Estado de Israel, representando cerca de 45% de todos os judeus espalhados pelo mundo.
A origem desse povo data em torno de 2 mil anos a.C., quando houve a destruição da cidade-estado da antiga Suméria, nomeada Ur, juntamente com a nação semita, a qual era conhecida como Caldeia. A população foi obrigada a migar para outros locais e a família de Abraão, o qual é considerado o fundador do judaísmo, foi uma das famílias que migrou para a Assíria – parte da Síria e do Iraque, atualmente.
Em quais países os judeus estão distribuídos?
Aqui temos uma lista dos países junto com os números aproximados mais atualizados da população judaica:
- França – 446 mil
- Canadá – 393 mil
- Grã-Bretanha – 292 mil
- Argentina – 175 mil
- Rússia – 150 mil
- Alemanha – 118 mil
- Austrália – 118 mil
- Brasil – 91 mil
- África do Sul – 52 mil
- Ucrânia – 43 mil
- Hungria – 47 mil
- México – 40 mil
- Holanda – 30 mil
- Bélgica – 29 mil
- Itália – 27 mil
- Suíça – 18 mil
- Chile – 16 mil
- Uruguai – 16 mi
- Suécia – 15 mil
- Turquia – 14 mil
- Espanha – 3 mil
- Áustria – 10 mil
- Panamá – 10 mil
- Irã – 9 mil
- Marrocos – 2 mil
- Tunísia – 1 mil
Os países a seguir têm uma população judaica de 500 judeus ou menos:
- Emirados Árabes Unidos
- Bermudas
- Bahamas
- Bahrein
- Barbados
- Cuba
- República Dominicana
- El Salvador
- Jamaica
- Curaçao
- Ilhas Virgens
- Bolívia
- Suriname
- Chipre
- Malta
- Eslovênia
- Bósnia
- Albânia
- Macedônia do Norte
- Armênia
- Quirguistão
- Tadjiquistão
- Turcomenistão
- Indonésia
- Filipinas
- Coreia do Sul
- Taiwan
- Tailândia
- Congo
- Botswana
- Quênia
- Madagascar
- Namíbia
- Nigéria
- Zimbábue
- Iêmen
- Síria
- Egito
É válido lembrar que os números podem ser alterados se forem consideradas todas as pessoas que se enxergam como judias ou que possuem cidadania.
Origem da palavra “Judeu”
De origem latina e grega, o termo judeu era usado, originalmente, para designar os filhos de Judá, o qual era filho de Jacó. Com o tempo, o termo começou a se referir a todos que nasciam na Judeia – região montanhosa que fica no Sul de Israel. Com a libertação do Cativeiro Babilônico, os hebreus também começaram a ser chamados de judeus.
Curiosidade sobre o povo judaico
A Torá é a base do judaísmo, sendo considerada o livro sagrado. São 5 livros e tem origem hebraica, a qual significa ensinamento, instrução ou lei. É vista como um guia para os judeus, ensinando-os sobre suas ações em relações sociais, familiares e religiosas. Também conta a história da criação do mundo e interpreta as leis de Deus.
O Monte do Templo é o local mais sagrado dentro da cidade sagrada de Israel, Jerusalém.
Existe uma mensagem que o Judaísmo transmite para os não judeus: levar uma vida moral, justa e divina, a qual é baseada nas 7 Leis Noahidas (reconhecer D’us e não adorar ídolos; não matar; não cometer adultério; não comer o órgão de um animal vivo ou torturar as criaturas de D’us; não blasfemar; não roubar; respeitar o estado de direito e as leis).
Alguns judeus lusófonos, ou seja, que falam a língua portuguesa, utilizam D’us para se referirem a Deus enquanto respeitam o terceiro mandamento – “não tomarás em vão o nome do Senhor”.